- Área: 450 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Adolf Bereuter
-
Fabricantes: Oberhauser-Schendler, PREFA, RIESS, Rako, Schlosserei Klocker
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma nova estação de bombeamento de água subterrânea é construída para as cidades de Bregenz, Lauterach e Wolfurt, no oeste da Áustria. Um pequeno cubo de concreto escuro ao lado do prédio principal inclui a fonte vertical que bombeia a água fresca. O grande edifício principal, que é praticamente fechado ao público, inclui as instalações técnicas para o tratamento da água e enormes tanques de armazenamento.
Bem ao lado do edifício técnico, o marco "Mittelweiherburg", um pequeno castelo, está localizado. O complexo formado pelos três edifícios cria um espaço aberto no meio usado pelo público. Uma fonte de água doce e mobiliários de concreto são usados por pessoas que esperam para entrar no museu do castelo, ou para descansar enquanto pedalam pela ciclovia pública.
A fachada do edifício lida com dois fenômenos muito diferentes. De longe, o prédio escuro parece camuflado dentro do entorno. Quando você se aproxima pode entender a estrutura de concreto e o tamanho do prédio. O objetivo era criar a fachada com água, contida no volume.
Além disso, as poucas portas pretendem diminuir seu tamanho e, portanto, o volume do edifício. O maior tem mais de quatro metros de altura, difícil de adivinhar antes de se aproximar do prédio. As portas são feitas de folhas de metal esmaltadas azul-escuras, que brilham como uma superfície de água. Este projeto torna-se um exemplo de edifício com infraestrutura de longa duração concebido através de um conceito arquitetônico.